03 agosto, 2014

Bachatea Come On!!!




Gostei de Bachata antes mesmo de saber que ela existia. Quem nunca ouviu Bachata Rosa ou Burbujas de Amor de Juan Luis Guerra seja nas suas versões em original ou em português (Romance Rosa e Borbulhas de amor)? Acho que a grande maioria das pessoas já, principalmente porque fizeram parte de trilhas sonoras de novelas. No segundo grau ouvia muito a música Obsesion da banda Aventura. Pois é, ouvia tudo isso sem saber o que realmente era e quando descobri, me apaixonei pela música e pela dança. Mas vamos por partes e entender o que é a bachata (lê-se batchata).

Na década de 30 o bolero fazia grande sucesso. Em meados das décadas de 50 e 60 surge nas favelas da República Dominicana um novo jeito de tocar bolero, nessa época apenas possível de ouvir em cabarés ou bordéis. A bachata, ritmo derivado do bolero, com melodias românticas e percussões acentuadas, foi ganhando público e na década de 80 teve seu reconhecimento e lançou novos cantores.

O bolero em latim cultura tem sido, tradicionalmente, uma música romântica, lidando com temas como engano e perdeu o amor. Na Bachata tal como no Blues norte americano, canta-se sobre a dor e dificuldade, o amor e a paixão. O ritmo com cada vez mais fãs transformou Romeo Santos e Prince Royce em astros ouvidos por milhões. O sucesso de singles do ritmo bem mais suaves, que costuma usar apenas percussão 

Aparece devido à digitalização da gravação das Bachata, a introdução de novos instrumentos, e um novo senso de poesia, o duplo sentido a insinuação de um imaginário, mas em busca de um dos mais belos versos poeticamente formulada com imagens literárias, mesmo apelando para o sentimento de que deu origem: a manifestação de amor e carinho, saudade e proposta vida em que a mulher é a fonte do amor e do desejo.

A maneira de se dançar a Bachata é muito peculiar. Inspirada nos movimentos do bolero, do tango, do cha cha cha, dentre outras danças de origem latina. A bachata, transpira sensualidade, romantismo, alegria. Somamos a música, que falam das paixões, dos amores impossíveis. Acrescentamos a tudo o que é considerado, por alguns adeptos, como a marcas registrada da bachata…. um toque “brega”.


Pode até ser meio "brega" para alguns, mas eu adoro e é sucesso no meu player. Os cantores/grupos de bachata  que mais gosto são: Aventura, Juan Luis Guerra, Toby Love, Romeo Santos, Daniel Santacruz, Domenic Marte, Xtreme, Prince Royce.

Nenhum comentário:

Compartilhe comigo a sua opinião

Desenvolvido por Igor Thiago | imagem do livro O inferno de Gabriel | Não copie, seja criativo!