02 abril, 2015

Livro: O Universo de Harry Potter de A a Z - Aubrey Malóne


Edição: 2

Editora: Agir/Nova Fronteira Participações S.A.

ISBN: 9788522015405
Ano: 2014
Páginas: 160
Tradutor: Daniel Queiroz de Souza Lima, Maria Inês Duque Estrada
Nota: 3/5
Sinopse: Como memorizar tantos nomes de feitiços (e seus efeitos) criados por J.K. Rowling para o universo mágico de Harry Potter?
Todo fã do bruxinho mais famoso do mundo gostaria de ter uma Penseira - o lugar onde os bruxos guardam suas memórias - para refrescar a mente e relembrar cada personagem, lugar, maldição ou criatura fantástica que aparece (ou reaparece) nas páginas escritas por Rowling. "O universo de Harry Potter de A a Z" cumpre esse papel e ainda traz curiosidades sobre a vida da autora. O sucesso editorial da série, os filmes e seus atores.
Um livro útil a todos os leitores e ideal para celebrar a saga que envolveu a imaginação de jovens e adultos de todo o planeta.

RESENHA

Sete livros. Oito filmes. Dez anos. Um tempo longo e memorável para quem cresceu sonhando e vibrando com cada detalhe que compôs uma das séries de maior sucesso mundial. Ícone de uma geração. Acabou, mas deixou saudade e cada fã dá o seu jeitinho de relembrar.

Em O Universo de Harry Potter de A a Z, o autor faz uma viagem no tempo em forma de glossário, relembrando alguns momentos da série, assim como também explicando termos que a grandiosa autora tão sabiamente usou, não deixando de contar as consequências no decorrer da criação. 

Os prós. Os contras. Há aqueles que condenaram e ainda condenam, mas J.K. Rowling dá uma explicação por ter usado um simbolo que representa o mal muitas vezes (bruxo/bruxaria) de forma tão diferente, mais próximo de humano.

O livro é completo? Não, claro que não. Seria necessário muitos outros glossários como esse para explicar dez anos de sucesso. Mas é uma forma muito legal de relembrar. Aubrey Malone, reuniu trechos dos livros, acontecimentos dos filmes, pesquisas e entrevistas com o elenco e autora. 

O livro mostra também parte da vida pessoal da autora, o contexto em que ela se encontrava quando escreveu seu primeiro livro, as dificuldades para escrever os outros. As críticas, tanto boas quando negativas. Influências literárias e até mesmo outras obras que podem ser consideradas coincidentemente muito parecidas.

Muito do que está ali eu já conhecia e aposto que muitos fãs igualmente, mas também descobri muitas coisas novas. Tudo que tem a ver com Harry Potter me interessa e sempre vou querer ler mais e acho que nunca vou me cansar. No fundo, no fundo ainda não me despedi da série (risos).

A capa é muito bonita e com um ar divertido com alguns elementos característicos da série. Mesmo não sendo perfeito e completo, vale muito a pena a leitura para quem assim como eu sempre quer ler mais sobre o bruxinho mais amado do mundo.


Quotes:

"Cálice de Fogo - [...] Inicialmente, Rowling pretendia chamar o livro de "O Torneio Tribruxo", mas mudou de ideia, pois o novo nome tinha um quê de destinação - que é, naturalmente, o tema central do livro."
"Avada Kedavra - [...] É uma versão aramaica de Abracadabra, que significa, literalmente, "que se destrua!". Seu uso original era uma reza de cura, e não uma maldição; pedia-se que destruísse doenças."
"Bildungsroman - Um tipo de romance que lida com crescimento social, moral, psicológico e espiritual do personagem principal, vindo do termo alemão cuja tradução direta significa romance de aprendizado. A saga de Harry Potter certamente preenche esses critérios."








Nenhum comentário:

Compartilhe comigo a sua opinião

Desenvolvido por Igor Thiago | imagem do livro O inferno de Gabriel | Não copie, seja criativo!